[AsteriskBrasil] RES: Sem Sinal...

João David Prevedello jd em pdh.com.br
Sábado Março 11 10:30:44 BRT 2006

Como está a sua rede? Na sua casa o asterisk está atrás de um nat? Tem ip
verdadeiro?
E na sua empresa, vc está atrás de um nat?

Provavelmente o que está acontecendo é que suas portas estão fechadas ou seu
asterisk não está preparado para NAT.

Eu passei por isso com o asterisk em home uma vez e na configuração do ramas
sip tinha que trocar a configuração de NAT para yes (default ele colocava
never).

Em outro caso tive que direcionar as portas do asterisk para a maquina dele
caso atrás de nat.

Bem é isso

Att

João

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Huander
Leão
Enviada em: sábado, 11 de março de 2006 09:27
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Sem Sinal...

Pessoal quero ver se podem me ajudar...

Sou novo com o Asterisk, mas já vi algumas palestras e tenho dois
livros sobre o assunto...

Nesta Semana configurei duas contas básicas para fazer um teste de
ligação e ver o resultado.

Coloquei o Asterisk numa máquina PIII 550, 256 MB onde só tem
instalado ssh e apache e estou deixando ela dedicado só para isto.

Tenho outra máquina na rede onde faço alguns testes como ligar para
ums dos ramais sip ou para o voicemail. Dentro da rede aparentemente
está funcionando, pois atende o outro ramal e entra no voicemail
bunitinho, mostrando todas aquelas opções.

Mas quando eu vou tentar fazer o teste de fora da minha rede. Tipo
deixo o computador com asterisk lá em casa ligado e do meu serviço
conectou com algum softphone (no caso estou usando o Express Talk). A
conexão está funcionando eu consigo ver que estou conectado inclusive
pelo comando sip show peers. Mas quando eu tento ligar para um outro
ramal ou mesmo para o voicemail não ouço nadinha.  Estou logando no
servidor pelo ssh e vejo que a ligação é atendida, no caso do
voicemail fico vendo as mensagens de playing pra digitar usuario e
senha... mas do outro lado aki no meu serviço nao sai nada... falar
com outro ramal entao nada feito... ele atende mas nada de som em
ambos os lados...

Alguem sabe como posso resolver o Problema??

Vou colocar como estao os meus arquivos sip.conf e extensions.conf que
por enquanto só tem este pequeno ambiente de teste.

Agradeço quem puder me ajudar...

Huander Leão

---------------------------------------------- SIP.CONF

[general]
bindport=5060
bindaddr=0.0.0.0
localnet=192.168.1.0/255.255.255.0
context=default
nat=yes
srvlookyp=yes
pedantic=no
maxexpirey=3600
defaultexpirey=120
svrlookup=yes
dtmfdome=rfc2833

;configuracao extensao 3456
[3456]
type=friend
host=dynamic
username=3456
secret=secreto1
callerid=Atendente 1 <3456>
mailbox=3456 em default
context=simples1

;configuracao extensao 3457
[3457]
type=friend
host=dynamic
username=3457
secret=secreto2
callerid=Atendente 2 <3457>
mailbox=3457 em default
context=simples1

------------------------------------------------EXTENSIONS.CONF
[default]

[simples1]

;numero 3456
exten => 3456,1,Dial(SIP/3456,20)
exten => 3456,2,VoiceMail(su3456 em cgi_br)
exten => 3456,2,hangup()
exten => 3456,102,VoiceMail(b3456 em cgi_br)

;numero 3457
exten => 3457,1,Dial(SIP/3457,20)
exten => 3457,2,VoiceMail(su3457 em cgi_br)
exten => 3457,2,hangup()
exten => 3457,102,VoiceMail(b3457 em cgi_br)

;Caixa Postal
exten => *100,1,wait(2)
exten => *100,2,VoicemailMain(${CALLERIDNUM})
exten => *100,3,hangup()