[AsteriskBrasil] Flash via SIP

Paulo Angonese angonese em via-rs.net
Quarta Março 22 08:21:09 BRT 2006

Pessoal, não sei se alguem passou por esta situação:

   - tenho que evitar ligações a cobrar;

   - em um local a saida para a rede pública é via ZAP.
     Para evitar ligações a cobrar atendo, envio Flash e, pronto,
problema resolvido.
       exten => s,4,Answer        ; Answer the line
       exten => s,5,Wait(1)
       exten => s,6,Flash()       ; para evitar ligacoes a     cobrar
       exten => s,7,Wait(1)

   - em outro local a saida para a rede pública é através de um gateway
Quintum, falando com o * por SIP. Se conseguisse enviar um Flash logo
após o atendimento o problema também estaria resolvido.
   - pelo que pude entender se este gateway receber um Flash (via
RFC2833 ) ele retransmitiria para a rede pública (e, se fosse a cobrar a
ligação cairia);

    Aí está o problema, como enviar um Flash via SIP pelo Asterisk?
    O Flash() é só para ZAP.
    O SendDTMF( ) só envia 0-9*#aAbBcCdD. Não há a opção para o Flash.

    Pelo RFC2833 o Flash seria o decimal 16, conforme
http://www.ietf.org/rfc/rfc2833.txt:

     "3.10 DTMF Events

    Table 1 summarizes the DTMF-related named events within the
    telephone-event payload format.

                      Event  encoding (decimal)
                      0--9                0--9
                      *                     10