[AsteriskBrasil] ciavox.com

Fernando Gomes fernando.gomes em ciavox.com
Quinta Março 23 23:33:17 BRT 2006

Marcio,

Obrigado por seu interesse.

No Wiki e no Fórum tem um pouco de conteudo explicando do que se trata.
Entretanto, há um monte de idéias e implementações que podemos fazer que
ainda não foram "publicadas" por pura falta de tempo.

O que segue daqui para baixo coloquei tb em nosso Forum em:
http://www.ciavox.com/forum/viewtopic.php?p=15#15

Aguardo suas idéias

Obrigado. Fernando Gomes.

===================

Ciclo de trabalho e Pequena lista de tarefas

A idéia básica de um ciclo de trabalho seria:

* discutimos ideias no forum http://www.ciavox.com/forum
* criamos tickets para implementação de novas funcionalidades no Mantis
http://www.ciavox.com/mantis
* um desenvolvedor ou uma equipe cuida de uma implementação num servidor
de desenvolvimento
* um desenvolvedor ou uma equipe integra e testa os novos
desenvolvimentos em servidor de testes
* um desenvolvedor ou uma equipe testa em um servidor de homologação
* a nova funcionalidade é implementada no(s) servidor(es) de produção
* eventualmente há bugs ou problemas, que são reportados no Mantis
http://www.ciavox.com/mantis
* manuais de desenvolvedor, manuais de usuario, etc, etc, etc são
documentados no wiki http://www.ciavox.com/wiki

Este ciclo se repete indefinidamente.

Há dois objetivos, de igual importancia e listados na ordem que eu
lembrei:
1. Criar um serviço gratuito e de qualidade profissional aos usuários em
geral;
2. Criar um ambiente cooperativo para os administradores, profissionais,
amadores e entusiastas do Asterisk e VoIP.

Logicamente, essas duas ideias são mutuamente dependentes e
cooperativas.

Tem muita coisa a ser feita. Dependendo de seus objetivos, posso te
ajudar a encontrar as atividades que você mais aprecie. Somente para
citar algumas em áreas bastante distintas:

Unix, administração de sistemas
1. Complementar manuais de instalação do FreeBSD, Asterisk, pacotes
auxiliares;
2. Testar os procedimentos documentados no passo 1 e preparar o servidor
de testes;

Desenvolvimento de Website
3. Implantar um website (ainda incipiente) que temos e melhorá-lo;
4. Criar um form de registro em PHP e integrar com o back-end de
registro;

Desenvolvimento de BackOffice
5. Desenvolver um back-end para registro automático de usuários, com
confirmação de registro, etc, etc, etc
6. Preparar modelo de dados e objetos para arquitetura de serviços
disponivel aos usuários. Tenho já alguma coisa desenhada... ainda
incipiente.
7. Melhorar e detalhar documentação de desenvolvedor, util aos
administradores Asterisk e entusiastas.

Marketing, Documentação de Usuário
8. Divulgar o website em listas de discussão, mecanismos de busca, link
exchange, Orkut, comunidades voltadas aos usuários finais, associações
comerciais, escolas, universidades, comunidades brasileiras no exterior,
jornais, revistas, websites especializados.
9. Reorganizar o wiki http://www.ciavox.com/wiki , se for o caso,
tornando-o mais atrativo e amigável ao usuário final, geralmente
impaciente, intolerante, apressado e distraido.
10. Determinar quais serviços são requisitados pelos usuários e/ou
potenciais usuários.

Administração, Estratégia, Legislação
11. Posicionar o serviço através de análise SWOT e matriz BCG.
12. Verificar aderência juridica à legislação brasileira e/ou convenções
internacionais;
13. Determinar custos fixos/variáveis;
14. Registro em marcas e patentes no Brasil, em USA e em UK.

Items a serem discutidos a curto prazo
a. Preparar modelo de conduta a ser seguido pelos integrantes da
Comunidade Ciavox.

Items a serem discutidos a médio prazo
b. Preparar estratégia de médio prazo para estruturação de modelo sem
fins lucrativos, mas auto-sustentável;

Obrigado. Fernando Gomes.

--
Fernando Gomes