[AsteriskBrasil] Mais um novato com dúvidas cansativas

Bruno Germano Bauer bruno em biason.com.br
Quarta Março 29 16:34:37 BRT 2006

Boa tarde pessoal,

Estou fascinado com as possibilidades do asterisk que eu conheço teoricamente e é chegada a hora de botar a mão na massa.
Eu sou praticamente leigo com relação a termos de telefonia mas já sei o que é um tronco, FXO, FXS, etc.

Gostaria de implementa o asterisk em um ambiente de escritorio em que possuo atualmente, telefonia convencional com a utilização de uma central digital da Brasil Telecom (DDR, se nao me engano) de 16 canais.

O que eu gostaria de poder fazer e eu ouvi dizer que é possível, é colocar o Asterisk conectado à minha central telefonica e aos aparelhos (telefones voip e telefones comuns ligados a um adaptadora ATA). (pelo que eu li ele ficaria nesse meio de campo). Assim eu poderia realizar ligações VOIP via o asterisk (direncinando as ligações voip através do link de internet) e as ligações para telefones convencionais (quando não quiser usar provedor voip) passando pelo asterisk e saindo pela central convencional ligada à PSTN.

As minhas dúvidas de iniciante são:
1) Essa situação que eu descrevi está correta? Funciona? Tem forma melhor de fazer?
2) Para ligar o asterisk à central de telefonia eu teria que ter uma placa com 16 FXS?
3) As ligações vindas da PSTN passariam normalmente pelo asterisk e seriam direcionadas aos respectivos ramais?
4) Como funciona a questão das ligações originadas de dentro do escritorio (quanto quer fazer uma ligação voip utiliza um 9 na frente do nro e quando quer fazer ligação para PSTN usa um 7, por exemplo)?

Se me ajudarem a responder essas questões eu serei um cara feliz... Hehehe.
Eu estou a uns dois meses estudando a respeito (sem muito tempo), mas as documentações tendem a seguir um lado muito relacionado à telefonia e o cara fica meio perdido.
E eu tenho medo de comprar uma placa para realizar testes e não poder utilizá-la depois.

Muito obrigado e um abraço a todos,
Tenham certeza que eu compartilharei essas questões com muitos colegas que possuem as mesmas dúvidas.
PS: desculpem o POST longo.

--
Bruno Germano Bauer