[AsteriskBrasil] QOS

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Março 31 14:02:57 BRT 2006

Emerson Reis wrote:
> Pessoal agradeço a todos.. mas icou meio confuso agora...
> meu cenario é assim..
> Tenho uma matriz e duas filiais.
>
> Como seria a forma correta de priorizar o trafgo sendo q todas a maquinas
> usam X-LITE ou seja tudo via SIP

A forma correta nao e' uma receita de bolo, e
  entender o que voce vai ter de trafego de voz de uma localidade para
outra, e como caracterizar ele, isto e', como 'identificar' o trafego
RTP (no seu caso) em cada 'pedaco' da rede.

Em caso de ligacoes onde a voz passa pelo asterisk, o arquivo rtp.conf
identifica "um dos lados", o port udp do lado do asterisk.
Com isto, voce consegue priorizar trafego "indo" para o asterisk, ou
"vindo" do asterisk. Isto esta claro ?
No caso dos clientes sip propriamente ditos.
Voce tem o trafego de uma filial para a outra indo via o asterisk no
ponto central sempre ? Se sim, o port UDP de Destino (ponto-de-vista de
quem esta na filial) vai estar no range do /etc/asterisk/rtp.conf
O Port UDP Origem para trafego do asterisk para as filias vai estar no
mesmo range.

SE, por outro lado, voce tiver o caminho da voz de uma filial para a
outra indo diretamente, sem ir ao ponto central, voce tem que verificar
na configuracao do seu SIP cliente (xlite), onde se configura ranges RTP
  usados pelo mesmo.