[AsteriskBrasil] QOS

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Março 31 16:01:49 BRT 2006

Edson Gellert Schubert wrote:
> Julio,
>
> "As usual" estou partindo do princípio que o Asterisk _está_ no meio do
> caminho e que não ocorre comunicação P2P, mas somente P*P... No caso de P2P,
> então vc tem razão, mas esta abordagem pode trazer alguns problemas de NAT
> na borda (supondo que a rede interna seja inválida e a externa válida) -
> sobreposição de portas, etc e tal... Mas concordo com vc: isto tudo vai de
> caso-a-caso...

Sobreposicao de portas ?
O ideal mesmo, e' usar DSCP, mas como infelizmente nao da para contar
com isto :-) (acho que tem softphones que nao setam e assim vai).
Em redes enterprise/carrier, com certeza DSCP e' o caminho..

> Quanto ao "wife-proof-concept", o meu funcionou legal, até que os "guris"
> começaram a baixar algumas coisinhas..... melou tudo... :'( Daí tive que
> criar tetos de banda prá cada tipo de fila... Acho que a BrT tem alguma
> coisa a haver com isto.... ;)

Meu HTB e' configurado com ceiling para cada classe, com certeza isto e'
necessario. Eu uso meu email pessoal e outras coisas em casa via SSLVPN,
e mesmo que nao seja P2P, eu tenho um trafego razoavel algumas vezes no
outbound (de casa).
Tenho algo como:
                 $voip   = class ( rate 256kbps, ceil 384kbps ) { sfq; } ;
                 $sslvpnssh = class ( rate 128kbps, ceil 192kbps ) {
sfq; } ;
                 $other = class ( rate 128kbps, ceil 160kbps ) { sfq; } ;

Como uso G711/20ms, da para contar com uns 200K tops sendo usado, se eu
tiver a chamada atendida "fora" de casa (entrando VOIP e saindo de novo
VOIP).