[AsteriskBrasil] fail over... astdb

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Terça Maio 2 23:46:40 BRT 2006

On Tuesday 02 May 2006 16:17, Dov Bigio wrote:
> Pelo que vi, além dos arquivos de configuração, dá pra copiar o arquivo
> /var/lib/asterisk/astdb, que mantem inforamações de registros, status de
> agentes, e outras configurações persistentes..

Sugestão: faça um tracking de todos os diretórios/arquivos do Asterisk [1] e
bote eles em um processo do Rsync. Seria bom também ter uma cópia imediata e
uma cópia diária, talvez. Assim não caga na máquina por um erro instantâneo.

Hoje mesmo eu e mais dois colegas comentamos com um terceiro (conhecido de
trabalho) sobre usar Rsync pra esse tipo de coisa. Além de poder fazer
sincronização "à quente", tem a vantagem se somente sincronizar diferenças.

Se você já usa algum sisteminhas desses open source pra monitoramento de
serviços, melhor ainda. Ele provavelmente já tem algo pra notificação de
processos e basta você indicar "lord vader, riiiiise" pra outra máquina :-)

[1] se usa Debian, já deve conhecer o velho dpkg -l asterisk-foobar

> Faz sentido? Alguém já faz teste de copiar o arquivo astdb de uma máquina
> para outra?

Se os dois "bancos" não foram gravados ao mesmo tempo, tudo bem, não? Na
verdade até poderia ser, mas acho que você não gostaria de ter dados em um
mas no outro não ;-)

--
caio[1982] begotti
http://caio.ueberalles.net