[AsteriskBrasil] Asterisk em Gateway IP

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Maio 5 09:48:56 BRT 2006

Andre Ruiz wrote:
> Apenas renomearam o WRT54G para WRT54GL, mas continua igual (e mais caro).

o WRT54G/GS continua existindo, certo ?, so que pelo que entendo, rev 5
(e talvez desde 4) nao roda linux (tem menos flash/dram tambem).
O WRT54GL surgiu pelo que entendo dos protestos (ou talvez somente
demanda) dos 'usuarios de fw alternativo'. COnheco varias pessoas em
ilhas do caribe que usam para prestar servicos wireless.

> O asterisk nele consegue gerenciar a sinalização e 1 transcode,
> decentemente (ex. x-lite com alaw fazendo transcode para gsm no tronco
> externo). Se for apenas passthrough dá pra ter mais canais. É
> realmente uma solução pra ter em casa, no máximo. Também te obriga a
> comprar um IAD com porta FXO, já que não dá pra colocar uma MD3200
> nele :-)

Interessante, para GSM ele faz transcode, ele faz para G.729 ?
Se sim, para o pessoal do .br que usa VOIP em casa, seria uma caixa
perfeita. Daria para manter G.711 em casa e usar G.729 na Internet.
Eu uso G.711 fim a fim, ja que e' para fins residenciais mesmo.
O que me interessou no *SLUG* e' a capacidade de ter USB2 para expansao.
Quem sabe tendo 802.11n no 'futuro', eu faco um redeployment dos
WRTG54GS :-)

> Sobre sveasoft, acho eles crap demais (sim, paguei os $20, usei algum
> tempo, troquei para OpenWRT e nunca mais olhei pra trás). Por sinal o
> ipkg + algumas centenas de pacotes estão justamente no openwrt
> (sveasoft não tem isso pronto).

Hehe...o par sveasoft que tenho e' para WDS na casa, comprei a alguns
anos atras. Tambem pago/registrado e etc. Talvez valha a pena migrar um
deles para OpenWRT, mas pelo que lembro o WDS nao era 'tao comum'..Vou
'estudar' de novo..