[AsteriskBrasil] Zap/1 não desconecta

dioedu@yahoo.com.br dioedu em yahoo.com.br
Quarta Maio 10 13:02:11 BRT 2006

On Tuesday 09 May 2006 16:19, Tiago Cunha wrote:
> Boa noite lista!!
Boa noite, (deve ser noite mesmo, hehe, tem hora que a gente nao percebe
coisas simples...)

> Lista, estou com problema na hora de desconectar, ex:
> Ligo de um softphone "X-Lite" para um telefone "pstn" por meio da minha
> TDM04B utilizando o Zap/1.
>
> A chamada é realizada sem problema algúm, no entanto quando o outro lado
> desliga o telefone o meu lado não reconhece essa ação "obs. eu sei q eu
> poderia desligar o softphone, mas usuários talvez não entenderiam, ou mesmo
> se esqueceriam", ou seja, minha linha passa mais de 1 minuto dando o sinal
> de desconexão "oriundo do outro lado" e não desconecta sozinha!
>
> O q vcs me indicam fazer?
Se o problema é que não desconecta NUNCA, aí são necessárias algumas
verificações.
Se o problema é que não detecta na hora, não há nada a fazer a não ser que
queira alterar a sinalização.
O que está acontecendo é normal, pois, experimente efetuar uma ligação sem
utilizar softphone ou asterisk. Ligue de um telefone para outro utilizando a
rede pública. O telefone que recebe, pode colocar o telefone no gancho e
pegar de novo depois de um tempo que a ligação continua lá. Somente se o
telefone que discou desligar, é que a desconexão é percebida imediatamente
pela operadora.

Não sei se é exatamente esta sua dúvida.

Diógenes Makibara