[AsteriskBrasil] Problemas com dtmfmode (inband,rfc2833)

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sábado Maio 13 20:35:20 BRT 2006

Noel R. Morais wrote:
> Pessoal,
> p/ funcionar minha saida por um provedor, tive que setar o dtmfmode p/ inband.
> Esta funcionando perfeitamente, porem, o asterisk fica enchendo a tela
> (durante toda a ligação) com o seguinte erro:
> May 12 23:08:28 WARNING[21865]: dsp.c:1422 ast_dsp_process: Inband
> DTMF is not supported on codec g729. Use RFC2833
> ou
> May 12 23:08:28 WARNING[21865]: dsp.c:1422 ast_dsp_process: Inband
> DTMF is not supported on codec gsm. Use RFC2833
> Os arquivos de log vão pras cucuia desse jeito.
> [...]

DTMF Inband, literalmente quer dizer passar os tons como se fosse voz.
Codecs com compressao (g.729 e' um deles, enquanto g.711 nao), NAO pode
passar os tons de maneira apropriada.
Se o seu provedor nao suporta INFO ou RFC2833, voce em teoria tem que
usar G.711 para poder trabalhar com DTMF de maneira apropriada.