[AsteriskBrasil] X100P Clones x Identificador de chamadas

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Quarta Maio 17 01:14:25 BRT 2006

Depende.

O asterisk tem suporte a decodificacão de FSK no próprio
zaptel/zapata. Se você tem uma linha da GVT ou alguma outra operadora
que usa FSK, vai conseguir usar normalmente.

Já o suporte a DTMF está mais complicado. Ele tem suporte nativo
também, mas não funciona direito aqui no brasil. A BrasilTelecom (pelo
menos) manda um sinal saturado demais, e o asterisk não pega. Alguém
aqui na lista já fez experiências tratando o sinal antes e o asterisk
pegou, se não me engano. Na prática, não funciona.

Mesmo assim, ainda existe o problema de que as X100P não reconhecem a
inversão de linha usada em alguns lugares. Não sei dizer se a BrT e a
GVT usam isso para sinalizar o início do CallerID, mas se usarem, não
vai funcionar mesmo que o software suporte. Caso você tenha uma placa
da digum com 4 portas, fica mais fácil, ela suporta.

Por último, supondo que você tem uma X100P (ou clone) e a GVT e a BrT
não usem a inversão de polaridade, na GVT basta ligar e usar. Na BrT o
mais fácil é comprar um conversorzinho (menor que um maco de cigarros,
custa uns R$ 60,00 por ai) que converte DTMF em FSK, ligar e usar.

Eu tenho um conversor em mãos, preciso testar isso, quando eu testar
eu posto os resultados aqui. Já testei no meu BINA (que é DTMF/FSK
auto-detect), e ele continuou detectando (e dessa vez mostrando que
era FSK). Só espero que funcione na X100P agora, que é a única que
tenho.

Se alguém tem alguma informacão mais concreta (ou alguma novidade) por
favor poste, eu também gostaria de fazer o DTMF da BrT funcioanar sem
os conversores.

andre

--
Andre Ruiz  <andre.ruiz em gmail.com>