[AsteriskBrasil] dtmftimout (feature, nao input comum) e mtu pra RTP

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Quinta Maio 18 14:55:03 BRT 2006

Oi, lista...

Primeiro: andei tendo problemas aqui com features internas do Asterisk que
precisam ser acessadas *muito* rapidamente. Por exemplo *0 pra gravar a
ligação sob demanda (features.conf). Atualmente tá difícil usar um dedo só,
pra terem idéia... imaginei que isso fosse configurável com alguma variável
(tal qual são os dígitos DTMF de uma ligação em input ou pra discar), mas não
achei algo que realmente me confirmasse qual variável é.

Segundo: procurei no fonte do Asterisk e encontrei isso:
#define DEFAULT_DTMF_TIMEOUT 3000       /*!< samples */
static int dtmftimeout = DEFAULT_DTMF_TIMEOUT;

Alguém sabe me dizer se esse timeout é de umas das variáveis de ligação ou se
por acaso é um parâmetro para o que eu procuro? Vi o static ali e estranhei.
Resolvi dar um "grep" nos arquivos e vi que isso é uma opções configurável
do /etc/asterisk/rtp.conf, só que essa opção indica "the amount of time a
DTMF digit with no 'end' marker should be allowed to continue"...

Fiquei confuso. Mas ao mesmo tempo vi no código acima - mais pra cima na
verdade - isso aqui, relacionado ao tamanho dos pacotes RTP:

#define RTP_MTU         1200

Não procurei pra ver se isso também é configurável, mas alguém já usou? Já
tive problemas com conexões discadas no passado e diminuindo o MTU delas a
coisa melhorava um pouquinho. Isso valeria também para melhorar a transmissão
dos pacotes RTP do Asterisk? Seria overkill ou bobagem?

Um abraço, na espera de uma alma caridosa que possa confirmar essas coisas :-)

--
caio[1982] begotti
http://caio.ueberalles.net