[AsteriskBrasil] Criptografia

Samoied samoied em users.sourceforge.net
Terça Maio 23 13:36:12 BRT 2006

Boa Tarde,

"A mais poderosa ferramenta de espionagem virtual", :)
Apesar de achar o título um pouco exagerado, posso lhe dizer, que a sua
preocupação é realmente válida, já que somente usando o
ethereal<http://www.ethereal.com>, você já pode recontruir toda uma
conversa, a partir de um sniffing de rede.

Por padrão, me parece pois nunca testei, o asterisk tem suporte a
criptografia das conversas somente usando protocolo IAX2.
Para criptografar a Sinalização SIP, usando o potocolo SIPS (SIP+TLS),
existe um patch para o asterisk em:
http://bugs.digium.com/view.php?id=4903
Já para criptografar a mídia (voz), existe o SRTP, e um patch
experimental para o asterisk em: http://bugs.digium.com/view.php?id=5413

Agora você precisa de dispositivos, que suportem estes protocolos.
Um IP-Phone, que recomendo é o Snom<www.snom.com>, com suporte tanto a SIPS como SRTP.
E um softphone: http://www.minisip.org/.

Espero que tenha lhe ajudado,