[AsteriskBrasil] Qualidade de VOZ

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Terça Maio 30 15:08:11 BRT 2006

Emerson Reis wrote:
> Ola all,
>
> Como faco para melhorar a qualidade da voz  no meu asterisk?
> Eu tenho um conta de uma operadora VOIP q faz ligacoes tranquilas, so q com
> o asterisk a voz fica robotizada....
>
> Meu link 'e de 2MB com garantia minima de 900K
> Uso o codec g729

Troubleshooting sempre envolve reproduzir e entao isolar as menores
condicoes em que acontece.

Primeira coisa e' reproduzir o problema "a vontade", isto feito, tente
capturar o trafego RTP, e dar uma olhada (ethereal por exemplo).
Com isto, voce pode tentar outro teste, utilizar um SIP cliente fora da
sua rede, na internet, para testar se o problema esta no link wan.

Se ouver jitter, ou perda de pacotes, ou delay em excesso, voce 'piora'
a qualidade da voz.
obviamente, o ideal e' capturar "dos dois lados", mas como provavelmente
voce nao tem acesso ao outro lado.
Outro teste, e' utilizar para teste um SIP cliente fora da sua rede, na
internet, para testar a qualidade desta