[AsteriskBrasil] Modem ISDN (RDSI)

Caio Pato caiopato em gmail.com
Segunda Novembro 6 19:20:50 BRST 2006

On 11/5/06, Claudio Polegato Junior <cpolegatojr.asterisk em gmail.com> wrote:
>  Existe algum modem nacional (ou compatível com a rede nacional
> EuroISDN), externo ou interno, que funcione no Asterisk para conexões
> BRI?

Eu uso, só funciona interno. Mas não existe placa nacional, apenas importada.

>  Pretendo usar o MultLink da Telefônica. Alguém já usou, teve boas
> experiências com o mesmo?

Excelente. Qualidade da ligação perfeita, sem eco, sem chiado, sem
clique-clique... também identifica se a chamada foi completada e o
tempo efetivo (bilhetado) - como acontece em uma terminação SIP ou IAX
por exemplo.

>  Penso em usar os canais B (Dados) para conexão com Internet (lugar
> sem banda larga) e D (voz) para o Asterisk, é possível?
>
>  Para usar os canais de dados (B) é preciso contratar algum serviço
> diferenciado?

Olha... Eu ACHO que você está confundindo os conceitos, ou então eu
estou comendo bola... 2B+D significa dois canais básicos de dados (ou
voz - canal B - 64kb) mais um canal de controle (dados - 16kb), usado
só como sinalização do próprio sistema.

Não, você não precisa de nada para usar os dois canais da interface
BRI - a própria telefônica te entrega 2B+D. E, CLARO, cobra por isso!
:-(

Eu comprei no Mercado Livre um tempo atrás:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=49634545