[AsteriskBrasil] Telefone IP atras de NAT

Alexandre Barreto kabart em gmail.com
Segunda Novembro 13 11:43:46 BRST 2006

Prezado Thiago,

 Primeira pergunta:  vc está usando SIP???
 O seu servidor é Asterisk ou é outro???
 Caso a primeira pergunta seja SIP, O problema que enfrentas é que a
chamada VoIP quando se usa atrás de NAT necessita que suas mensagens
sejam modificadas por um servidor Proxy com suporte a NAT configurado.
O que ocorre é que o SIP usa um outro protocolo chamado SDP que
identifica ao telefone o endereço e a porta de dados que deve ser
aberta para a comunicação de voz (RTP). O problema está é que essa
informação está sendo preenchida com o seu endereço local (inválido).
 Para que isso funcione, vc precisa de um servidor com suporte a NAT.
 O asterisk faz isso, basta a adição de algumas tags no arquivo de
configuração do sip.conf. Se for o ser ou openser que está usando é
mais complicado.
 Um bom tutorial de como resolver, vc encontra no
http://www.voip-info.org/wiki-Asterisk

Se for Asterisk me avise, que eu te passo uma dica melhor.

Abra,

Alexandre B Barreto
Analista em Segurança em Telefonia IP
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA