[AsteriskBrasil] Projeto VoIP para Filiais

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Quinta Novembro 23 05:30:48 BRST 2006

2006/11/22, Marcio Antunes <mantunes.listas em gmail.com>:
> Galera,
>
> Sou novo na lista e muito mais na tecnologia VoIP, aqui na empresa
> estamos pensando em implantar essa tecnologia, temos dois predios que
> estão inteligados via Fibra Optica, por isso
> gostaria de saber quais os equipamentos necessarios para implantação
> deste VoIP. A principio é somente interno para fins de teste, ou seja,
> uma demostração.
>
> Alguem pode me ajudar dizendo quais os equipamentos necessario para
> fazer VoIP entre dois predios, vou precisar de dois servidores (Predio
> A e B) com asterisk, placas, etc

> [...]

Olá,

  Seguinte, como os prédios estão interligados, basta apenas um
servidor. Para testar, use telefones virtuais, ATAs ligados à
telefones analógicos ou telefones IP, caso tenha todos disponíveis,
teste com todos de todos os cantos de todos os prédios.
  Testado, é hora de se interligar ao PABX. Caso cada prédio tenha seu
próprio PABX, você usa ATAs com FXO nesses prédios se autenticando no
servidor Asterisk, onde cada FXO será conectada a um ramal do PABX e
por este ramal pode-se falar com os telefones de teste citados acima.
No prédio com o Asterisk, pode usar placas com FXO ao invés de ATAs ou
até mesmo com E1 dependendo sua PABX neste prédio.
  De resto são testes e noites em claro! Boa sorte!

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional e Eletrônico - USP
           Página Pessoal: http://cpolegatojr.no-ip.org