RES: [AsteriskBrasil] Configuração de uma placa fxs

Alexandre Amaral alexandre em dialdatavoip.com.br
Quinta Novembro 23 16:13:19 BRST 2006

Obrigado pela presteza

Ainda sobre a duvida abaixo, como faço para tornar um asterisk em um PABX
aonde não existe um PABX conveniente, ou seja como faço para ligar 60 ramais
em um asterisk? Quais placas devem utilizar.

Mais uma vez obrigado

-----Mensagem original-----
De: Claudio Polegato Junior [mailto:cpolegatojr.asterisk em gmail.com]
Para: alexandre em dialdatavoip.com.br
Cc: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Configuração de uma placa fxs

Alexandre Amaral escreveu:
> Boa Dia
>
> Estou iniciando no mundo asterisk, minha duvida é o seguinte:
>
> As placas FXS como posso ligar meus ramais?
>
> Como interligo um PABX ao asterisk

Olá,

  Nas portas FXS você liga um telefone analógico comum, que serão seus
ramais. Telefones IP você liga diretamente na rede IP (local) e
autentica este no Asterisk. Com ATAs, seria uma interface entre o
telefone analógico comum com a rede IP, sendo basicamente o ATA+Telefone
= Telefone IP (claro que com menos funcionalidades).

  Para ligar o PABX no Asterisk, você precisa de placas com portas FXO,
FXS ou E1, dependendo como será feito e disponibilidade de portas. No
fundo, ou o PABX vira ramais do Asterisk ou o Asterisk vira ramais do
PABX. Assumindo tudo analógico, no primeiro caso liga o PABX nas FXSs
(internas ou externas por ATAs) do Asterisk e no segundo caso liga nas
FXOs do Asterisk as linhas de ramais do PABX. Repare que para o primeiro
caso, são necessárias FXOs (analógica) ou E1 (digital) para ligar as
linhas telefônicas vinda da operadora de telefonia. Se for digital essa
interligação, precisa de portas E1 para tanto.

  Pode encontrar uma explicação sucinta em:

http://cpolegatojr.no-ip.org

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional e Eletrônico - USP
	   Página Pessoal: http://cpolegatojr.no-ip.org