[AsteriskBrasil] Mini-pesquisa de uso isdn/pri - Digivoice

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Quarta Novembro 29 15:19:26 BRST 2006

Paulo,

Paulo Garcia escreveu:
> Como estamos utilizando a própria libpri e ela prevê uma gama muito
> grande de situações, seguem algumas perguntas que gostaria de saber para
> tentar eliminar casos desnecessários.
>
> - As operadoras utilizam algo diferente do euroisdn como switchtype?

Nunca vi.

> - Em conexões com outros equipamentos (ex.PABX), já houveram situações
> que fugiram da configuração padrão? quais?

Defina configuração padrão ? :)

Que eu lembro no momento: é importante suportar Q.SIG e essencial
suportar "overlapdial".

> - Alguem já precisou utilizar canal de dados (d-channel) diferente do 16?

Nunca.
Mas se a placa/software for suportar T1 além de E1...

> - Alguem já precisou utilizar o recurso de NFAS (non-facilities
> associated signalling) que permite compatilhar um único d-channel para
> vários spans?

Não.

> - Existem ou são comuns situações onde a configuração foge do padrao de
> 30 canais de audio?

Acontece. 10, 15, 20 canais. Mas no caso das placas Digium configurando
30 canais no zaptel e habilitando somente a quantidade necessária no
Asterisk (zapata.conf) funciona também então não sei se é esta situação
 voce está interessado. Agora se o que voce quis dizer foi sobre usar
alguns canais para áudio e outros para dados nunca peguei esse tipo de
situação.

> Qualquer opinião, comentário ou "desejo" a respeito do assunto são
> bem-vindos.

Bloqueio seletivo de DDC ? :)

  Leonardo