[AsteriskBrasil] Problema para registrar o G729 (Unable to determine hostid, You must have at least one NIC!) - RESOLVIDO! :)

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Sexta Outubro 6 15:04:07 BRT 2006

Bernardo Vieira escreveu:
> Na verdade não é ilegal usar o g729 não-digium. O g729 não digium usa
> bibliotecas/código licensiadas pela Intel mas de domínio público, basta
> registrar-se no site da Intel para ter acesso aos programas. O que
> acontece é, uma vez que o código é proprietário da intel, ele não pode
> ser distribuido por outras empresas.

Olá,

  Se reparar bem no final da página:

http://www.readytechnology.co.uk/open/ipp-codecs-g729-g723.1

  Vai constatar que pode distribuir (acho que vender seria a palavra
apropriada) seus produtos com o esses (de)codificadores pagando para a
Intel, uma única (para enfatizar) vez, US$ 180,00. O que você não pode é
distribui-lo propriamente.
  Dessa forma, pode-se adquirir uma licença dessa, construir um módulo
para o Asterisk (como a Digium o fez) e cobrar quanto quiser pelo
módulo, pois pelo que vi na licença da Intel, só é permitido distribuir
em produtos comerciais, corrijam-me se eu estiver errado.
  Existem adaptações (patches) para este código da Intel funcionar com
Asterisk, sendo estes patches distribuídos sob GPL.
  O que impede um "doido" então pagar os US$ 180,00 para a Intel,
aplicar o patch e competir com a Digium? Seria isso possível?

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP