[AsteriskBrasil] Problema para registrar o G729 (Unable to determine hostid, You must have at least one NIC!) - RESOLVIDO! :)

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Outubro 6 19:11:39 BRT 2006

Claudio Polegato Junior wrote:

> Olá,
>
>   Se reparar bem no final da página:
>
> http://www.readytechnology.co.uk/open/ipp-codecs-g729-g723.1
>
>   Vai constatar que pode distribuir (acho que vender seria a palavra
> apropriada) seus produtos com o esses (de)codificadores pagando para a
> Intel, uma única (para enfatizar) vez, US$ 180,00. O que você não pode é
> distribui-lo propriamente.

Nao creio, a licensa de G.729 pelo que entendo e' de uma unica empresa,
que NAO e' a Intel.

>   Dessa forma, pode-se adquirir uma licença dessa, construir um módulo
> para o Asterisk (como a Digium o fez) e cobrar quanto quiser pelo
> módulo, pois pelo que vi na licença da Intel, só é permitido distribuir
> em produtos comerciais, corrijam-me se eu estiver errado.

Pelo pouco que sei, todas as implementacoes de G.729 pagam royalties
sim, e pelo que sei, inclusive, voce TEM que tentar controlar o numero
de copias 'de boa fe', algo como, voce paga para o detentor da licensa
por unidade, geralmente bundled no hw esta licensa, pago extra se for o
caso de softphones, e geralmente sobre "key-codes" e coisas do genero.