[AsteriskBrasil] RES: Softphone + Asterisk + BroadVoice

duany@feesc.org.br duany em feesc.org.br
Terça Outubro 10 07:43:40 BRT 2006

Caro colega posso te ajudar, se quiseres posso passar o extencions.conf para voce uzar, eu uso o meu asterisk em um bsd tambem.

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org]Em nome de
Welkson Renny de Medeiros
Enviada em: terça-feira, 10 de outubro de 2006 01:21
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Softphone + Asterisk + BroadVoice

Oi pessoal,

Tenho o seguinte cenário:

FreeBSD 6.1 STABLE
Asterisk 1.2.9.1
Linksys 2102
Windows XP com X-Lite :)
Provedor SIP: BroadVoice (www.broadvoice.com)

O Asterisk instalei nos últimos dias, vi uma
palestra falando sobre os recursos do mesmo
e fiquei interessado em implantar... já uso
Voip, mas direto do ATA sem usar Asterisk.

Como vocês verão nos logs abaixo, o asterisk
já consegue acessar meu provedor SIP e tenho
status REGISTRADO... gostaria que vocês me
dessem uma ajuda, ensinando como configurar
o Asterisk para aceitar conexões de um ata
ou de um softphone qualquer e conseguir efetuar
uma chamada utilizando a conta do SIP, pois
consigo efetuar a conexão do softphone (x-lite)
ao *, mas não consigo efetuar as chamadas... nos
primeiros testes surgia um erro 402 (path not found),
fiz algumas alterações no extensions.conf sugerido pelo
voip-info.org, o erro 402 não ocorre mais, mas não consigo
discar pra ninguém... agora surge a seguinte mensagem:
"Call failed: Busy here" (mensagem X-Lite), lembrando que
o número não está ocupado :) eu acredito que o erro esteja
no extensions.conf, mas já googlei muito e não consegui
fazer funcionar.

Lembrando que não pretendo ficar usando softphones,
estou usando para agilisar nos testes, depois vou passar
os dados do * para o ATA.

Segue algumas informações que podem ser úteis.

### ASTERISK SIP STATUS ####

netserver*CLI> sip show registry
Host                            Username       Refresh State
sip.broadvoice.com:5060         numero_broad**      24 Registered

#### FIM ASTERISK SIP STATUS ####

#### SIP.CONF #####

[welkson]
type=friend
username=welkson
secret=senhaqualquer
host=dynamic
context=default

[broadvoice.com]
type=peer
user=phone
host=sip.broadvoice.com
fromdomain=sip.broadvoice.com
fromuser=numero_broad**
secret=senha_broad**
username=numero_broad**
insecure=very
context=default
authname=numero_broad**
dtmfmode=inband
dtmf=inband
;Disable canreinvite if you are behind a NAT
canreinvite=no

[general]
;context=default                        ; Default context for incoming calls
context=default

register => numero_broad**:senha_broad**@sip.broadvoice.com

#### FIM SIP.CONF ####

#### EXTENSIONS.CONF ####
[default]
exten => _1NXXNXXXXXX, 1, dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten => _1NXXNXXXXXX, 2, congestion()
exten => _1NXXNXXXXXX, 102, busy()
exten=_01130.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01131.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01132.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01133.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01134.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011351.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011352.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011353.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011378.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01139.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01141.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011420.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01143.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01143.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01144.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01145.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01146.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01147.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01148.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01149[2-9].,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01154.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01155.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01156.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01160.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01161.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01164.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01165.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01181.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01182.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011852.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_01186.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011886.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011972.,1,dial(SIP/${EXTEN}@sip.broadvoice.com,30)
exten=_011.,2,congestion() ; No answer, nothing
exten=_011.,102,busy() ; Busy

#### FIM EXTENSIONS.CONF ####

Se quiser entrar em contato em PVT, utilize o email
welkson em focusautomacao.com.br ou meu MSN: welkson em hotmail.com

Obrigado pela atenção.

--
Welkson Renny de Medeiros
Focus Automação Comercial