[AsteriskBrasil] ligações somente para ddd e celular

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Quinta Outubro 12 11:28:50 BRT 2006

Olá,

 Vai uma colinha para exten iniciada por _:

X - Qualquer dígito entre 0 e 9
Z - Qualquer dígito entre 1 e 9
N - Qualquer dígito entre 2 e 9
. - Um ou mais dígitos (pelo menos mais um dígito)
! - Zero ou mais dígitos (não necessário mais um dígito)
[1237-9] - Um dos dígitos, sendo que o traço significa intervalo
                                    no caso: 1,2,3,7,8 ou 9

  Agora vem uma explicação rápida: Os arquivos de configuração do
Asterisk geralmente ficam em /etc/asterisk, lá têm-se os arquivos
sip.conf e iax.conf para configurar ramais e extensions.conf para
configurar os planos de discagem; Nos dois primeiros, cada seção
(iniciada por []) define um ramal se não for uma seção reservada para
configuração e no caso do sip.conf, na seção general, pode-se definir
a seção padrão dos ramais sip do plano de discagem, chamada de
contexto (uma seção do plano de discagem no arquivo extensions.conf),
e também é possível definir um contexto para cada ramal; Isso também é
válido para ramais IAX; No contexto (no extensions.conf), cada exten
não iniciada por _ significa um número fixo, não podendo usufruir da
cola acima.

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP