[AsteriskBrasil] RES: VPN + IAX

Alexandre Barreto kabart em gmail.com
Segunda Outubro 16 14:12:31 BRT 2006

Olá, o openvpn possui a capacidade de se comprimir o pacote, o que faz com
que o canal seja mais otimizado e os efeitos sobre a voz sejam minimizados.
 Usar o ipsec  para realizar esse túnel é suicídio total, pois o ipsec
aumenta e muito o tamanho do pacote final.
 Existe uma terceira possibilidade e que eu acho mais adequada, apesar de
não ter testado ainda, que é a proteção ponto a ponto, onde a criptografia é
garantida através do SRTP. Existe algum material a respeito na wiki do
Asterisk, porém não testei essa solução.

Atenciosamente,

 Barreto