[AsteriskBrasil] TDM400P - Com ruidos na linha

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Terça Outubro 24 10:14:31 BRT 2006

Oi,

1. Algo fácil de fazer é tentar colocar  o PABX e
o PC com asterisk na mesma rede de energia
elétrica (mesmo estabilizador/no-break).

2. Experimente passar um fio grosso entre o
chassis do PC, chassis do PABX e o aterramento.
Este último tivemos que fazer por aqui afim de
zerar as quedas do link E1.

Na verdade, a idéia que todos os equipamentos
estejam no mesmo 'potencial'. Chame um eletricista
e peça para ele verificar sua rede elétrica,
especialmente o aterramento.

Embora pouca gente dê valor, eu já vi coisas
*doidas* acontecerem por problemas de aterramento
(racks quentes, PCs rebootando, chaveadores de
teclado KVM completamente doidos, ruídos...)

3. Eu acho que é possível que o próprio PC esteja
gerando interferência nas placas. É raro, mas
possível. Talvez você tenha algum cabo passando
muito perto dos módulos da Digium, ou tenha alguma
placa ou fonte que gere *muita* interferência
dentro do próprio PC. Aí a solução é tentar trocar
de máquina (aqui está a diferença entre um desktop
de 800 e um de 2000 reais de 'grife', o desktop de
grife possui *muito* mais blindagem e é
certificado para operar sem gerar ou sofrer
interferências....).

4. Experimenta desconectar o PABX do Asterisk e
teste-os isoladamente com um aparelho
telefônico/linha externa.

--hg

Rodolfo Santos wrote:
> Eder,
>
> Seus cabos são blindados?
> Vc possui aterramento nos equipamentos?
> Porcure ver também se não baixa isolaçào nas
conexões ou oxidação.

escreveu:

> [...]
estou notando que
ligação nao sai limpa