[AsteriskBrasil] CPU x Asterisk

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Quinta Outubro 26 10:40:49 BRT 2006

Bernardo Vieira escreveu:
> Não é o * que faz, e sim o kernel.

lá,

  Mais ou menos, o dois fazem na verdade...
  O kernel "executa pedaços" de processos e então, se tiver apenas um
processo sendo executado, o kernel de certa forma, a grosso modo,
executa um pedaço deste processo em um processador e, depois de
terminado, executa outro pedaço no outro processador. Dessa forma, se
tiver apenas um processo executando e outros "dormindo", o ganho com
dois processadores é mínimo. Quando se tem vários processos em execução,
o kernel os organiza na fila de execução de tal forma a existir
processamento em paralelo e escalonável.
  Assim sendo, para se processar chamadas múltiplas em paralelo, o
Asterisk precisa criar processos separados para cada uma para que o
kernel as distribua entre os processadores. Como o Asterisk faz isso,
temos então ganho de performance quando se tem dois processadores,
porém, ao se comparar um processador em torno de 4 GHz com dois em torno
de 2 GHz, é preciso aprofundar nos aspectos técnicos, pois placa mãe,
memória, barramento, aquecimento, acesso ao disco e à memória, etc. são
variável que devem ser tratadas.
  Eu, particularmente, prefiro dois de 2 GHz do que um de 4 GHz, visto
que o aquecimento tende a ser menor, menos consumo de energia, se um der
problema, o outro ainda quebra o galho, etc... Mas é uma opinião
pessoal... O melhor seria dar um bisbilhotada em páginas que comparam
desempenhos e tirar suas próprias conclusões.

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP