[AsteriskBrasil] R2 Brt outra vez

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Sexta Outubro 27 14:09:19 BRT 2006

Oi Leonardo,

tens razão. Discagem Direta a Cobrar (DDC) ou
Collect-Calls são um aspecto sem solução no ISDN.

Primeiro a boa notícia:

pelo que li, o EuroISDN implementa serviços de
apoio a tarifação dentro de sua própria
sinalização. Veja:
http://www.voip-info.org/wiki/view/ISDN+Features

O AOC-S parece ser especialmente útil, pois
troca-se informação de tarifas no setup da chamada.

agora, como sempre, a má notícia:

. eu não li com atenção, mas no código do
pri_facility.c, o AOC-S não é suportado, parece
que apenas o AOC-E (informação de tarifa ao final
da chamada) que é suportado.

. será que as teles do Brasi usam o campo AOC-S ou
AOC-E? Não sei, sinceramente.

Respondendo tua pergunta: não, não conheço nenhuma
solução, mas vou pesquisar. Por enquanto, só
conheço bloqueio direto pela operadora para um
tronco primário (feixe E1/ISDN) inteiro.

*Talvez* seja possível bloquear as DDCs para todo
um range de DDRs, exceto um que ficaria livre para
receber as chamadas a cobrar e testar o número de A.

Outras possibilidades que me vem à mente é o uso
de um sistema de call-back: você liga para um
número da empresa, se identifica com um PIN e o
Asterisk derruba e retorna a chamada. Ou ainda o
uso de um 0800 no mesmo E1 com verificação do
número de A.

Eu gosto especialmente do ISDN porque ele é
suportado nativamente por diversos fabricantes,
sem necessidade de conversores ou versões
específicas (Cisco, Lucent, a antiga Livingston,
Siemens). Quando a Ascend trouxe os RAS deles para
o Brasil, foi necessário esperar quase 2 anos para
eles desenvolverem um firmware que derrubasse as
DDCs... A Siemens precisa de uma caixa chamada ECG
para falar com R2, a Cisco também levou seu tempo
  para liberar um IOS-'br' com suporte as DDCs :)

Por fim, na época que comecei a trabalhar com
Asterisk fomos direto para o ISDN pois tínhamos
know-how em casa para isso (já trabalhamos com
ISDN faz anos), bons contatos na Tele e a placa da
Digium era referida como OK para EuroISDN. Sempre
deu certo por aqui, seja interligando com a
Pública ou com PABX convencionais.

--hg

Leonardo Gomes Figueira wrote:

> Aproveitando a sua comparação entre as duas
tecnologias: E quanto ao
> bloqueio seletivo de chamada a cobrar no ISDN ?
Conhece alguma solução ?