[AsteriskBrasil] RES: RES: Placas Digivoice.

j u n i o u junior em dssnet.com.br
Terça Outubro 31 00:17:48 BRT 2006

Ok
Fernando falta material sobre digivoice (inclusive no site), vou te passar
como está o meu ambiente e o que fiz com alguns testes:

Estou utilizando Asterisk 1.2.9.1 com Debian com kernel 2.6.8-2
Na Digivoice acontece algo muito estranho com as versões de VoicerLIB e
Channel Driver Disponibilizado por eles no site. Apesar de não manterem um
"histórico" das releases e deixarem sempre a última (o que particularmente
não acho confiável, pois pra mim não funcionou nem com o beta final talvez
não tive a paciência necessária p atualizar da forma correta) eu tenho aqui
um monte de versões..
O que melhor funcionou (no meu caso) foi a seguinte combinação..:

Channel driver Asterisk 0.6.3 e VoicerLib 4.0.6.1

Nos ramais eu coloco allow=ulaw + allow=gsm nesta sequencia.
No digivoice deixei somente o "ulaw" (devido um problema com a mp3 de música
em espera da fila que só funcionou dessa forma)..

Enfim cheguei na situação abaixo e funcionou tudo o que eu precisava  com
uma qualidade boa nas ligações Out e In -> PSTN.. então por falta de tempo
não estudei mais o caso..

---> Digivoice.conf
allow_slinear=0
allow_ulaw=1
allow_alaw=0
allow_gsm=0

----> Ainda no digivoice.conf
;------------------- general configurations --------------------------
; the default value for TX or RX gain is zero, but here we use -12dB
; range is -40dB to +12dB
tx_gain = -6
;;ja testei com 0 fica xchiando no rx_gain
rx_gain = 1
;echo cancelation 0=no 1=yes
;echo cancelation isn't available in 2 spams E1 cards
echocan=1
accountcode=teste
ports => 1-30

;------------------- uncomment if necessary --------------------------

---> Ainda no Digivoice.conf
;global configuration for E1
;---------------------------------------------------------------------------
---$
[e1_config]
;SYNC_LINE_A=1, SYNC_LINE_B=2,;SYNC_INTERNAL=3,       //internal
e1_sync=1
cards => 1

-------->
Voce pode utilizar o commando:
DGV SHOW CHANNELS
No CLI> asterisk para ver o status dos canais.
DGV SHOW VERSION.. (no comments..)
DGV SHOW ALARMS (esse ajuda)...
LOSS Status = Off (o link alinhou)...
DGV RESET (bom p "debugar" a inicialização da placa)...

Enfim....
O hardware é bom..funciona estável.. e o pessoal do
desenvolvimento(digivoice) está "correndo atrás" rápido lançando várias
versões do channel driver e da voicerlib p/ Linux.
Acho que daqui um tempinho ate o começo do ano teremos as versões finais da
VoicerLib e DGV Channel

Vc disse que o sincronismo está ok.
Como vc esta discando no extensions.conf?

=------> extensons.conf (exemplo usando a família "Dgv")...
[default]
Exten= _8XXXXXX,1,Dial(Dgv/${EXTEN})

Está recebendo chamadas?
Como esta seu digivoice.conf? em qualcontexto de entrada?
Como esta o seu extensons.conf?
Tenta alguma coisa com o que lhe passei se for o caso envia seus .conf(s)..
P dar uma olhada..

Att:
Rosilto Junior