[AsteriskBrasil] DIGIVOICE + Eco - continua..

j u n i o u junior em dssnet.com.br
Sexta Setembro 1 20:42:35 BRT 2006

Essa vai para quem está tendo problemas com eco nas placas Digivoice vb6060.

O problema neste caso houve-se eco apenas no ramal IP (agente c/ softfone).
Então o que faz pensar q provavelmente a origem desse eco seja na rede
local..

Para quem já fez  lição de casa tentando cancelar esse eco nos agentes.
(digivoice.conf + echocan=1, e softfones etc..)

Luciano, Diego, que tbm estão brigando com a danada..

Tenho um switch aqui 3com Baseline2420 com priorização para 802.1p (mac)...
dêem uma olhada.. segundo este artigo..

IEEE 802.1p is a Class of Service protocol for IP traffic that is supported
by many cheap (and expensive) routers and switches. Very simplisticly - any
packet that has the 802.1p protocol bit set in the packet header gets higher
priority forwarding throught the network. Many VoIP ATAs automatically mark
all their packets with the 802.1p priority bit.

Entao no meu caso como nao estou usando ATA` estou marcando os pacotes
direto no asterisk com iptables:

iptables -t mangle -A PREROUTING -p udp --dport 5060:5069 -j TOS --set-tos
Minimize-Delay
iptables -t mangle -A PREROUTING -p udp --dport 4569 -j TOS --set-tos
Minimize-Delay

para o pessoal que tem mais experiência com roteamento e iptables “em
teoria” a lógica esta certa?

Aparentemente (p/ mim)hehe o eco diminuiu.. vou deixar rolar aqui durante o
dia p ver o q o pessoALL achou..

P s. depois dessa vem a fase II “o problema com ruído na voz vindo da
pública..“ mas como diria o jack,,..