RES: [AsteriskBrasil] Tutorial Ligação Vono com Asterisk

Marcelo Angelo da Cunha Battistini Marcelo.Battistini em funcesp.com.br
Sexta Setembro 15 11:37:18 BRT 2006

Valeu Roberto, Me ajudou muito e com certeza a outros profissionais também.

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org]Em nome de Roberto Fonseca
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Tutorial Ligação Vono com Asterisk

Bem amigos,

A pedido do colega Marcelo Ângelo Battisti e para quem mais possa interesssar, um tutorial de como ligar via asterisk usando a operadora vono...

 Antes de eu conseguir, tomei vários laços, pois são inúmeros fóruns que apresentam essa solução, porém cada um com uma configuração diferente. O próprio site da vono.net.br cita uma configuração padrão, porém a mesma é incompleta. Bom a parte de instalação do asterisk eu sugiro que procurem o site www.asteriskguru.org <http://www.asteriskguru.org/> .

Pra esse tutorial eu usei os seguintes requisitos:

Asterisk 1.2.8

X-Lite

Suse 10.1 64bits Kernel 2.6

Bom, mão na massa então:

Primeiramente  se tu não tens nenhum ramal cadastrado ainda no arquivo sip.conf, vamos cadastra-lo. Detalhe, usamos o arquivo sip.conf pois é o protocolo usado pela vono. (Os itens após o ponto e virgula indicam comentários)

[1511]

username=1511 ; usuário do ramal, de preferência o mesmo número do ramal :)

secret=senha ;Senha para autenticação do usuário

type=friend ; tipo friend especifica que esse usuário poderá fazer e receber ligações

host=dynamic ; o dynamic especifica que esse usuário poderá se registrar a partir de qualquer ip

callerid=Roberto <1511> ; Identificador de chamadas

context=ext-local ; Contexto: ai está um item que eu tinha muitas dúvidas no começo. Contexto nada mais é que as regras da ligação. Essa linha informa que o usuário 1511 fará e receberá todas suas ligações com base nas regras de discagem descritas no context ext-local. O cadastro do contexto é assunto pro arquivo extension.conf que veremos mais abaixo....

Bom depois de criado o nosso ramal interno, o qual usaremos um softphone ( o softphone indicado é o x-lite disponível em www.xten.com <http://www.xten.com/> ), é hora de criarmos o contexto dele em extension.conf. É aqui que vamos definir como as ligações de entrada para o 1511 serão tratadas assim como as de saída.

[ext-local]

; Qndo alguém discar para 1511, no momento 1 ele mandara a ligação (Dial) para o ramal 1511 usando o protocolo SIP.

exten => 1511,1,Dial(SIP/1511,20)

 O ramal tocará por 20 segundos, senão atendido ele irá pro momento 2, onde ele desligará a ligação (hangup)

exten => 1511,2,Hangup

Agora já estamos aptos a fazer chamada para nosso próprio ramal, e receber chamadas vamos configurar o serviço vono.

Primeiramente temos que fazer com que o nosso asterisk se registre no sip server da vono. Para isso abra novamente o sip.conf

Agora adicionamos a linha

register=loginvono:senhavono em vono.net.br:5060/loginvono

Essa linha deve estar no item [GENERAL] logo nas primeiras linhas do sip.conf

Já que essa linha nos registrou, vamos criar um ramal para o vono mais abaixo

[loginvono] ;o nome do ramal deve ser o mesmo login da vono

type=peer ; o tipo peer especifica que o usuário só fará ligações

username=loginvono

secret=senha vono

fromuser=loginvono

fromdomain=vono.net.br

context=gvt ; definer um contexto por onde se receberá as ligações do vono (pra quem se registrou na vono existe a possibilidade de ter um telefone fixo vono para recebimento de chamadas, vai depender do teu plano

disallow=all

allow=alaw

allow=ilbc

allow=ulaw

host=vono.net.br

insecure=very

qualify=no

port=5060

aut=md5

nat=yes

canreinvite=no

dtmfmode=rfc2833

Bom, feito o cadastro do "ramal loginvono" no sip.conf, vamos abrir o novamente o extension.conf para configurar as regras de discagem da vono:

No extension.conf, vamos no contexto do ramal 1511  , pois é por ele que eu quero fazer ligações saintes:

[...]

;essa linha é fará as ligações via vono.

exten => _0.,1,Dial(SIP/${EXTEN}@logingvt,90,rT)

Para receber as ligações, temos que criar um contexto para isso ( Esse contexto deve ter o mesmo nome do contexto citado na criação do ramal )

[gvt]

;receber ligacoes de fora direciona pro meu ramal

exten => loginvono,1,Dial(SIP/1511,20)

exten => loginvono,2,Hangup

Acho que era isso....abraços

Roberto Fonseca