[AsteriskBrasil] RES: RES: FXO x FXS

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Sábado Setembro 16 22:03:36 BRT 2006

Respondendo mais amplamente sua pergunta sobre ligar o asterisk fora
ou dentro do PABX, eu acho que dentro é mais interessante.

Motivos:

1) voce pode usar uma porta fxs normal, fácil de achar (um pap2 resolve...)
2) pode ligar entre ramais facilmente
3) pode ligar pra fora, basta mandar 0, antes
4) ramais podem ligar pra ele usando o número do ramal

Ligando ele do lado de fora, você limita um pouco as coisas:

1) os pabx analógicos não tem uma medida para fazer DDR
2) só poderia ligar pra fora, entrantes cairiam na telefonista

Ligando dentro, você acaba conseguindo fazer tudo o que precisa depois
de um certo trabalhinho:

- quem está do outro lado do voip pode ligar pra qualquer ramal e pra
fora também, o dialplan do asterisk vai discar direto o ramal ou usar
0+num pra sair
- quem está dentro do pabx pode discar o ramal do asterisk, pegar um
novo tom de linha com DISA e discar o que quiser sobre ele pra atingir
o outro lado

Abraços,
andre

--