[AsteriskBrasil] Aloo ooo o - Eco :(

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quinta Setembro 21 12:31:27 BRT 2006

codec != protocolo

são protocolos:
SIP, IAX, H323, etc

são codecs:
g711a/u, g726, g729, g723, etc

O protocolo determina a sequência de enventos para iniciar, manter e
encerar a ligação, bem como a troca de dados entre as partes. Não há um
protocolo padrão, mas provavelmente você deve ter configurado seu ATA e
softphones para usar SIP.

O codec determina como a voz é codificada, e decodificada, na ligação.
Se você não especificou o codec a ser utilizado (usando allow e
disallow) o ata/sofphone negocia com o * um codec comum suportado por
ambas as partes. Provavelmente o codec comum foi alguma variação do
g711, que, para rede interna, é aceitável.

Para instalar o codec g729 você pode adquirir licensas da digium (elas
vem com instruções de instalação) ou pegar a versão free (que pode
infringir alguns copyrights dependendo de como você utilizar), procure
no google algo do tipo 'asterisk g729 free codec'

Estação VoIP 2006
5 e 6 Dezembro
Curitiba PR
http://www.estacaovoip.com.br