[AsteriskBrasil] Qualidade Baixa de voz entre gateway H.323 e cliente IAX(IdeFisk)

Eduardo Spinola eduardo.spinola em gmail.com
Sexta Setembro 22 08:50:23 BRT 2006

Olá pessoal,

Durante meus testes com H323 no asterisk, quando efetuo uma ligação do
Cliente IAX IdeFisk para um gateway H323, notei que a qualidade da
ligação fica bastante ruim(delay auto, eco...)
Porém quando eu faço a ligação do Sip XTen-lite a qualidade de voz
fica bastante melhor, com atraso bem mais baixo e sem eco.

A comunicação entre o gateway e o asterisk é feito via
Gatekeeper(GnuGk) e usando o codec G711A numa conexão ethernet 100
mbits, usando o channel oh323 do asterisk.
O gateway H323 e um integrado a um roteador cisco, e ligado a um PBX
digital(da Digistar)
Estou usando aqui o asterisk em home 2.8

Qual seria o problema nesse caso? demora na tradução do protocolo IAX
para H323 ou na qualidade do cliente IdeFisk?

Desde-já agradeço,

--
Eduardo Montes Spinola
Tribunal de Justiça de Sergipe - Brasil