[AsteriskBrasil] Projeto Governo

Edson egschubert em gmail.com
Quarta Setembro 27 22:00:50 BRT 2006

Copiando a lista na resposta...

125 ms de delay por perna de comunicação... Como todo link tem 1 perna de
subida, 1 de descida prá controle e tarifação, 1 de re-subida e 1 de
entrega, temos aí no mínimo 500 ms de delay... Acrescente os tempos das
redes nos pontos de entrada, bilhetagem/controle e saída e temos um tempo
total de no mínimo 650 ms...

O funcionamento é adequado se vc não se importar com o pequeno atraso... Na
prática, se nenhuma das partes tiver o costume de 'atropelar' a conversa do
outro, não há problemas... nos nossos testes, inserimos delays de até 1,4
segundos... claro, ficou um 'walk-talk', mas tirando isto não houve maiores
problemas... Lembre que um lado não vê o outro (literalmente), portanto,
quem começar a responder vai ter a impressão de continuidade da conversa. O
outro lado é que vai 'estranhar' um pouco que a resposta não foi imediata
como numa conversa com delays baixos. Mas é uma questão de costume do
usuário... é inerente a plataforma.

Um fator relevante a este projeto é que existe um mecanismo de QoS
implantado que garante banda para a comunicação VoIP... todo o restante do
tráfego é 'shappeado' quando da presença de uma ligação.

Edson