[AsteriskBrasil] HELP na configuracao do Zaptel.conf e Zapata.conf

Fabio Rogerio rogerio em realmax.com.br
Terça Abril 3 11:12:36 BRT 2007

a sinalizacao é invertida,

onde ta fxo_ks, coloque fxs_ks

tanto no zapata como no zaptel

Fabio Rogerio
----- Original Message -----
From: "Roberson Carvalho" <roberson em rnlink.com.br>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Tuesday, April 03, 2007 10:17 AM
Subject: [AsteriskBrasil] HELP na configuracao do Zaptel.conf e Zapata.conf

Bom dia All,

Estou com uma pequena duvida, naum estou querendo a solucao de "mao
beijada", so preciso de conselhos por onde devo seguir(caminho das pedras).

Minha duvida é na hora de configurar minha "plakinha"(WildCard TDM400P
com 4 Modulos integrados da INNOVUS, todos FXO) no zaptel.conf e no
zapata.conf .

Meu zaptel.conf
---------------------------------
fxoks=1-4
loadzone = us
defaultzone=us

ai executo:

# ztcfg -vv

Zaptel Configuration
======================

Channel map:

Channel 01: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 01)
Channel 02: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 02)
Channel 03: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 03)
Channel 04: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 04)

4 channels configured.

Seguindo diversos materiais percebe que com essa configuracao ja da certo.
E so isso mesmo que tenho que colocar no zaptel.conf para ter minha
"Plakinha" pronta para receber as linhas?

Meu zapata.conf
------------------------------------
[trunkgroups]

[channels]
context=entrada
switchtype=euroisdn
signalling=fxo_ks
rxwink=300
usecallerid=yes
hidecallerid=no
callwaiting=yes
usecallingpres=yes
callwaitingcallerid=yes
threewaycalling=yes
transfer=yes
canpark=yes
cancallforward=yes
callreturn=yes
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=yes
rxgain=0.0
txgain=0.0
group=1
callgroup=1
pickupgroup=1
immediate=no
channel => 1-4

Como podem ver esta tudo DEFAULT de instalacao, so alterei o "context",
"switchtype", "signalling" e o "channel".
Ainda naum testei com as Linhas, pois falta configurar um Plano de Discagem.
Existe diversas diretivas que posso colocar para deixar minha central
com "KRA" de Central telefonica.

Quando eu colocar as linhas na "Plakinha" como vou diferenciar uma da
outra?
O channel 1 (DD)NNNN-XXXX, channel 2 (DD)NNN-XXXX, como vou configurar
essas linhas?
Tenho que colocar junto com o "callerid"?
EX.
callerid = "Fulano de Tal" <(00) 3333-9999>
channel => 1
callerid = "Beltrano" <(01) 3333-7777>
channel => 2

Qq dica é bem Vinda!