Re: [AsteriskBrasil] A velha história do Firewall e do NAT

ronan diniz ronan.diniz em gmail.com
Quarta Abril 4 16:22:12 BRT 2007

Mario,

NAT é um "jogo" ! Como na maioria dos jogos, são feitos de acertos, erros e
muita paciência. Assim você terá que alterar uma coisinha, aqui, outra ali
até você vencer o jogo.

Sugiro você fazer o seguinte:

1º sugiro você conferir as sugestão do colega Juliano Primavesi.

2º Na configuração do peer dos ramais vc coloca qualify=yes e canreinvite=no
(este e so para um teste, pois neste caso, como "no" o tráfego "ficará" no
seu servidor, o que não é recomendado caso você tem problema de banda de
internet. Mas ao menos você saberá se o problema de NAT esta no seu servidor
ou na ponta dos ramais.)

3º Altera as configurações de NAT dos mecanismos voip (softphone e/ou ATA)
para que ele possa "furar" o NAT da rede interna que ele esta alocado.
Neste caso recomendo você voltar no peer dos ramais canreinvite=yes , para
que o trafego de áudio passe por fora do seu servidor e o ramal "assuma" o
tráfego de áudio, por conseqüência o NAT.
Abaixo vou sugerir algumas alterações na configurações do PAP2 para você
testar e vê se consegue resolver o problema, mas vale lembrar que existem
vários tipos de NAT (Full Cone, Restricted Cone, Port Restricted Cone e
Symmetric), portando pode funcionar para um cliente e para outro não, pois
um pode esta usando um tipo de NAT e o outro, outro tipo. Felizmente quase
todos os casos, de NAT dos meus clientes consigo resolver com as
configurações sugeridas no link abaixo (ou equivalente quanto é outro modelo
de aparelho/softphone).

Acesse o link:  http://www.xvoip.com.br/suporte/pap2/index.htm e siga os
passos escritos em vermelho.

Bom jogo...