[AsteriskBrasil] RES: chan_skype pro asterisk

Leonardo Alves leoalves em teltec.com.br
Quarta Abril 18 21:04:00 BRT 2007

Pelo skype ter o codigo fechado o pessoal que desenvolveu o chan_skype utilizou a api de desenvolvimento do skype. Por isso a necessidade de ter o skype na maquina. O chan_skype faz a ponte entre o cliente skype e o servidor asterisk.

La em casa eu utilizo o uplinkSkype2sip que atende as minhas necessidades residenciais sem problema.  Ele roda como servico no windows e conecta no asterisk como sip. Todas as ligacoes que entram no skype ele redireciona para o asterisk. A vantagem e que toda ligacao que eu recebo no skype cai no pabx la de casa. A desvantagem e o horario que nego liga. Mas ai eu fiz um bloqueio pelo horario.

Quando eu estava pesquisando sobre a interligacao do asterisk com o skype eu vi que a Pika technologies tinha uma solucao para conectar o asterisk com o skype. A solucao deles parece ser bem profissional. Acho que esta deve dar para usar em ambiente corporativo. Agora se nao me engano  a comunicacao entre o skype e o asterisk e via hardware. Tem que comprar umas placas para fazer essa conexao. Acho que a ideia e ligar o skype no asterisk como se fosse uma linha analogica ou algo do tipo.

Leonardo