[AsteriskBrasil] Utilizando somente IPBX e eliminando o PABX

Adelino Baena abaena em uol.com.br
Segunda Abril 23 15:24:27 BRT 2007

Ola, Julio

Infelizmente, este tipo de aplicacao é onde o Asterisk é menos competitivo.

Se nao vai usar nenhum recurso VoIP (usará TDM nos seis troncos) e ramais analogicos , inevitavelmente vem a pergunta : Para que PABX IP , entao ?

Mas se é assim mesmo que deseja (embora eu ache que a relacao 6 troncos para 70 ramais seja muito baixa - deveria ter no minimo 10 troncos), voce pode usar as placas Digium TDM 2400. So para voce ter ideia, uma placa com 8 troncos e 16 ramais custa quase R$ 6 mil reais.

Para 72 ramais, voce ira precisar de 3 placas, entao seu pabx irá custar quase R$ 20 mil reais, considerando R$ 2 mil do servidor.

Um abraco e boa sorte

Adelino Baena