[AsteriskBrasil] R2 Digital com Asterisk 1.4

Felipe Neuwald felipe em neuwald.biz
Sexta Agosto 10 13:57:20 BRT 2007

Thiago, boa tarde meu brother.

Pois é mano, mas a questão da documentação é importante. Concordo que o
voip-info é uma base estruturada de conhecimento para o mundo VoIP e
asterisk, porém, tem um tanto de coisa que não é tão aprofundada no
voip-info (como MFCR2), e que o voip-info até direciona e aponta aonde
ir para buscar mais informações, mas, muitas vezes, não dá pra ficar só
lá não. Também entendo que tu não está dizendo isso brother, que o
voip-info é o início, meio e fim, mas escrevo isso só pra salientar.

À respeito desse assunto, MFCR2, por exemplo, a documentação em
http://www.voip-info.org/wiki/view/Asterisk+MFC+R2 não foi o bastante
para uma implementação de sucesso da sinalização MFCR2 com placas Digium
para mim. Com placas DigiVoice e outras, que já possuem o processamento
da sinalização à nível de hardware, é supimpa, simples que nem ISDN em
placa Digium, mas, com as placas da Digium, não foi tão fácil. Tanto que
eu não sou um grande conhecedor de MFCR2, mas pude entender um pouco
mais à respeito do assunto lendo "NOTES ABOUT MFCR2 AND UNICALL WITH
ASTERISK", do Moisés Humberto Silva Salmerón. Tanto que uma das
principais dificuldades encontradas em implementações deste tipo, é a
escassez de documentação técnica qualificada *e séria* à respeito do
assunto. E tanto, que consegui fazer a implementação da forma correta
depois de conversar com o Steve Underwood, e seguir a orientação dele
mesmo de fazer downgrade.

Entende? Então, na minha compreensão, documentação é importante sim,
principalmente se aos poucos formos escrevendo cada vez mais e mais
documentação em português do Brasil, documentações sérias e bem
explicadas, aprofundadas. Isso é importante para o desenvolvimento da
comunidade Asterisk e Software Livre como um todo, e para o nosso
desenvolvimento também.

É isso. Um abraço,

Felipe Neuwald.