[AsteriskBrasil] codecs 723.1

Bernardo Vieira bernardo.vieira em terra.com.br
Quarta Agosto 29 11:37:56 BRT 2007

Acho que a definição de uso comercial é muito mais abrangente que isso,
por exemplo, imagine um fabricante de ATAs. Ele não é um provedor VOIP,
mas usa o codec no seu produto e tem lucro com a venda do seu produto,
acho que qualquer um entenderia que este é um uso comercial, no entanto
na sua interpretação não seria já que o fabricante de ATAs não é um
provedor VOIP. Agora expanda este conceito um pouco além para o caso do
integrador do Asterisk. O camarada não é um provedor VOIP mas obtém
lucro integrando soluções baseadas no Asterisk e vendendo estas
soluções/serviços aos seus clientes, eu entendo isso como uma aplicação
comercial. Resta então um terceiro caso: você quer implantar a
interconexão matriz/filial na sua própria empresa e não está contratando
esse serviço de terceiros, aí sim acredito que você não estaria
infringindo o copyright do codec, mas ainda assim você teria o problema
de conseguir uma implementação free do algorítimo.