[AsteriskBrasil] codecs 723.1

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Agosto 29 12:19:09 BRT 2007

Gabriel Santana wrote:
> Pessoal,
>
> Aprovetando esse post, vejo que muitos usam o codec g729, todos adquriram a
> licença?
> Levando em conta os últimos post, mesmo eu implantando o asterisk na minha
> empresa,
> não sendo um provedor, e neminterligando centrais, só p/ uso interno, é
> preciso adquirir a Licença?
>
> Dei uma olhada no site da Digium, e se eu não me engano eles cobram $10 por
> canal parao uso do G729.
>
> Gostaria de obter as informações de vocês.

Humm..agora eu fiquei com uma duvida :-)

Os $ 10.00 e' por decoder + encoder, isto e', se voce tem um ramal, ele
pode ligar para o voice mail por exemplo, em G.729, e esta tudo ok.
Porem, se dois ramais G.729 tiverem que falar entre si, e NAO for feito
passthrough, o * teria que 'abrir' ambos os lados da conversa,
precisando portanto de duas licensas.

Agora, por que ele precisaria estar abrindo o voice path ?....
Nao consigo pensar uma razao, ja que DTMF nao poderia ser inband (g729),
se fosse RFC 2833, isto nao e' comprimido, vem como um RTP payload
diferente...
DTMF INFO, este com certeza nao precisa do asterisk no voice path (ja
que vai sobre o signaling path/SIP, nao o RTP).

Talvez para gravar ? Humm...