[AsteriskBrasil] Ligação VOIP entre filiais...

Flavio Junior billpp em gmail.com
Terça Dezembro 4 14:39:44 BRST 2007

Bom, o que eu tenho aqui hoje é uma matriz com asterisk + pabx, e as
filiais (a maioria só com asterisk) conectando no asterisk da matriz.

Ou seja, com um planejamentozinho legal da pra evitar o overlap e
fazer ligações diretas pro ramal. Lá na filial de Vitoria/ES por
exemplo, o cara disca 402, a ligação vai no asterisk de lá, pega um
tronco daqui (via iax/internet) e liga direto no meu ramal, sem
custos.

Com isso tambem programei algumas Rotas de Menor Custo (LCR) para que
ligações daqui pra cidade de Vitoria/ES usassem o tronco de lá, como
ligações locais e o mesmo quando o povo de lá ligar pra Florianopolis
ou região Sul.

Na real o que eu fiz foi criar um user/peer das filiais na matriz e da
matriz nas filiais e criar uma rota por esse tronco. Como eu disse, se
evitar o overlap de ramais, não precisa nem de digito pra identificar
as filiais.

--

Flávio do Carmo Júnior