[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: Regras Iptables para ramais Sip narede externa

Alex Robertson agr.listas em gmail.com
Terça Dezembro 4 15:24:35 BRST 2007

Pessoal,

O CODEC utilizado nas ligações não influencia em nada o problema de NAT!

GSM, G711, G729, iLBC, Speex, G723.... Pode testar qualquer CODEC. Se
as duas pontas conhecerem o CODEC, elas vão se falar sempre que a rede
estiver OK.

Se houver problemas de rede (como o problema do NAT, Tradução de
endereços), pode tentar qualquer CODEC que não vai funcionar.

Novamente, o CODEC não influencia no problema de NAT.

Por isso, repito e comento as indicações:

Você pode usar IAX.
-> Pois não tem problemas com NAT.

Se não der, procure entender todos os parâmetros do sip.conf para NAT.
-> Já tivemos outros amigos nesta e em outras threads que comentaram
alguns parâmetros (extern_ip, por exemplo).

Se não der, tente fazer um túnel entre as redes,
-> Estou imaginando que isso não é uma opção.

Repito: Já tem helper para SIP e H323 para o iptables.
Verifique se você já possui e se os módulos estão carregados.

Não precisa sentar e chrar, mas leia os manuais e a documentação do
sip.conf e do helper do IPtables para SIP.

Eles vão te ajudar.

Sds,

Em 04/12/07, Roberto Fonseca<robertodafonseca em terra.com.br> escreveu:

> Tenho g729 funcionando....vou testar com outro...
>

> Roberto

Alex G Robertson