[AsteriskBrasil] Problemas de Sincronismo TE420

Roger C. Beraldi Martins rogerberaldi em gmail.com
Quarta Dezembro 5 10:23:03 BRST 2007

Wagner,

segue o resultado do problema,

Em 03/12/07, Wagner Oliveira<wagaobr em yahoo.com> escreveu:

> Primeira pergunta, como me certificar que os cabos (RJ45) estão corretamente
> construidos (Digium ==RJ45== balun === modem) ?
> Um cabo de rede normal micro/switch funcionaria ?
>
> Funciona sim. A placa tem um regenerador de entrada que pega links com até
> 800m de comprimento de cabo. Então essa distância muito pequena não sofre
> nenhuma alteração. Já testei e funcionou muito bem. As vezes, no inicio gera
> um pequeno escorregamento, mas logo estabiliza  e vai embora. Aí vc elimina
> esse balun que muitas das vezes não é confiável. Ps. usei cabos cisco.

Na verdade meu problema é que o cabo RJ45 havia sido construido
conforme o padrão da indicado nos manuais da placa:

Padrão RJ45 T1/E1 :
RX 1
RX 2
NA 3
TX 4
TX 5
NA 6
NA 7
NA 8

Isso nas duas pontas, então decidi realizar o teste de loop back
conforme o link da digium:
http://kb.digium.com/entry/138/

Para isto era preciso construir um cabo cross usado na execução do
teste, conforme o padrão abaixo:

Cabo Cross RJ45 T1/E1 :
RX 1 - 4 TX
RX 2 - 5 TX
TX 4 - 1 RX
TX 5 - 2 RX

Neste momento ao executar o teste de loop back obtive sinalização
verde das duas terminações da placa onde realizei o teste.

Então decidi entrar em contato com nosso consultor da operadora que
fornece o link para saber qual padrão ela usa. Mas ele não sabia qual
era.

Resolvi testar o cabo cross dirtamente do ballun para a placa e neste
momento o led verde acendeu na placa juntamente com os leds de
sinalização no modem da operadora. O problema era realmente no cabo
como suspeitava, mas não por que o cabo estava mal construido e sim
por que o padrão utilizado era de cabo cross.

> [...]
>
> Vc recupera relógio da BRT para seu sistema entrar em sincronismo, se vc tem
> 3 links ativos, vc tem 3 relógios para seu sincronismo. Quando existe a
> queda de um link, ou falha de sincronismo no link vc vai ficar sem relógio
> (plessíocrono) ou seja rodando com seu relógio interno que não tem nada
> haver com o relógio da BRT, provavelmente seu link começa a escorregar até
> sair do range e entrar em alarme RED. Configure seus span para time source
> 1, 2, 3 (não interessa a ordem). Se falhar o relógio 1, assume o 2 e se
> falhar tambem o 2 assume o 3. É assim que funciona.

Interessante, esta informação eu não tinha. Vou implementar a
configuração dos spans definindo o relógio de sincronismo conforme
você orientou.

Muito obrigado Wagner por sua resposta.

--
Atenciosamente,