[AsteriskBrasil] RES: Balancear canais

Leonardo Gomes Figueira sabbathbh.lists em gmail.com
Sexta Fevereiro 2 09:30:45 BRST 2007

Daniel,

Voce quer balancear (dividir o fluxo de chamadas entre 2 E1) ou
simplesmente usá-los como se fosse 1 tronco (se o primeiro E1 estiver
todo ocupado usa o segundo E1) ?

Porque usando group=x a política padrão do Asterisk é alocar os canais
em série. Não sei se há parâmetro para mudar esta política e efetuar um
 "balanceamento" (round-robin por exemplo). Alguém sabe ?

Mas já que voce precisa mudar o número de acordo com cada E1 então podem
ser usadas as funções GROUP e GROUP_COUNT no dialplan para efetuar o
balanceamento junto com GotoIf. Ou até mesmo usar a função DB...

Se o balanceamento não for necessário o app ChanIsAvail pode resolver
seu problema retornando qual canal está livre e de acordo com o canal
voce define o número.

É claro que devem existir várias outras formas também usando dialplan...

  Leonardo