[AsteriskBrasil] Case Brainstorm...

Alcides a.cremonezi em uol.com.br
Quarta Fevereiro 7 16:22:39 BRST 2007

Olá! Pessoal,

Tenho um case e gostaria de ouvir sugestões de quem quiser palpitar...

DESCRIÇÃO DO AMBIENTE:

1 - Tenho um PABX com uma E1, e os ramais atuais são: 9400 até o 9430

2- Estou implementando um Asterisk.

3 - Pretendo manter o atual PABX funcionando em paralelo com o *.

4 - Alguns usuários terão ramais IP e ramais analógicos, baseado nisso, os
ramais no * terão a mesma numeração que a do PABX atual.

Objetivo 1: Pretendo manter ramais IP externos, em outras locais fora da
empresa.

Objetivo 2: Como possuo Access Points Wireless em todos os lugares, na
empresa, pretendo implementar telefonia sem fio, através de telefones
SIP/Wi-Fi.

Objetivo 3: Gostaria que os usuários do PABX pudessem utilizar "linhas" VoIP
para fazer ligações.

Objetivo 4: Gostaria que os usuários do * pudessem utilizar linhas do
entroncamento E1 para fazer e receber ligações.

Baseado nos itens acima, para conectar meu atual PABX ao * estou planejando
colocar algo próximo de 10 portas FXO e 10 Portas FXS.

Minha dúvida é: O que é melhor, mais eficiente e seguro? Fazer isso via ATAs
como Sipura SPA2000 e SPA3000 ou através de placa digium?

Uma outra opção que conheço é um desses gateways abaixo.
http://www.gtstelecom.com.br/voipgateway.htm

Desses itens, o único que já "vi" funcionando foi a Sipura, portanto, minha
pergunta:

Alguém tem alguma sugestão?

Muito Obrigado,

Alcides