[AsteriskBrasil] Desenvolvendo um painel para telefonistas

alexandre - aldeia digital alepaes em ad2.com.br
Terça Janeiro 2 18:05:04 BRST 2007

Salve,

No Estação VoIP 2006 eu levantei esta necessidade com os amigos. Eu (e o
Ian "Scargot" também) sentimos falta de uma mesa intuitiva e que pudesse
integrar um softphone para facilitar o atendimento e o treinamento da
telefonista. Por incrível que pareça e obviamente não levando em conta
os outros benefícios do asterisk, um 'KS' comum (com aqueles ledizinhos)
é muito mais produtivo para uma telefonista que um FOP ou um HUDlite da
vida.

Na palestra do Nicolás (o criador do FOP), ele explicou que a quantidade
de mensagens e eventos gerados pelo manager do asterisk era imensa e que
  o lado servidor do FOP (op_server), fazia o parser numa escala de 10
para 1: a cada 900 mensagens do manager, ele enviava apenas 90 mensagens
para o lado cliente do FOP (flash).
O que mais me chamou atenção na palestra é que o Nicolas disse que o
op_server foi criado como um "framework", podendo servir de ponte para
outras aplicações externas sem ter que reiventar a roda.

Eu acho que o Lazarus+Free Pascal era a pedida ideal por ser
multiplataforma, mas se a pressa é latente, acho que em Delphi saí mais
rápido.

Eu tô dentro de qualquer coisa SÉRIA que queira ser desenvolvida... ;)

Abraços,

Alexandre
Aldeia Digital