[AsteriskBrasil] Placa ISDN

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Quinta Janeiro 4 08:59:34 BRST 2007

Olá Steve,

eu testei há 2 anos o ISDN básico (2B + D, ou
seja: dois canais de voz + sinalização) com o
Asterisk.

Não tenho mais a documentação de referência, mas
lembro que usei tudo que estava disponível pelo
site voip-info.org.

No momento que escrevo este mail, o sítio
http://www.asteriskguru.com/tutorials/bri.html
parece prover informação útil.

Daquela época, lembro o seguinte:
. era possível usar placas genéricas de ISDN, via
isdn4linux, mas havia sérios problemas de
eco/atrasos/latência. O eco acontecia
especialmente quando se ligava para um telefone
analógico;

. as placas 'Fritz' possuem preço módico e fazem o
serviço de maneira aceitável;

. na época, tive um trabalho considerável em fazer
funcionar alguns pacotes, pois os mesmos só
existiam para SuSE Linux (eu usava RedHat);

. não consegui à época colocar duas placas ISDN
básico ou ISDN básico + placa Digium analógica;

. a integração com a PSTN (Rede Pública de
Telefonia) foi perfeita. Entretanto, não foi
possível fazer integração 100% com um PBX Siemens
HiPath: não conseguimos atribuir dois MSNs na
mesma porta do PBX. Entretanto, esta restrição era
uma deficiência do PBX;

. Talvez o isdn4linux e sua placa Winbond
funcionem.  Talvez com os processadores modernos o
problema de latência esteja melhorado.

. Você não irá usar o driver zaptel, mas sim
chan_modem ou zap_hfc;

. Eu não diria que a instalação é simples e
cotidiana com as da Digium. Creio que o uso de
Asterisk com placas ISDN BRI é restrito a poucas
pessoas, apenas com colegas que vivem em Alemanha
ou Inglaterra. Na época que tentei, não havia
documentação completa e extensiva em um só
lugar... tive que ir lendo várias fontes e
adaptando ao meu cenário.

Infelizmente os serviços de ISDN básico foram
muito pouco explorados no Brasil. Sua venda foi
descontinuada faz anos, com a popularização da
Internet por DSL e Cable.

--hg

Brinde Storm - Steven Koch wrote:
> Alguem utiliza placas ISDN em um servidor Asterisk,
mais precisamente o
> chip set "Winbond W6692cf"?
>
> Há alguma dica que podem me dar, é de facil
instalação, os driver zaptel
> encontram ela com facilidade?
>
> --
>

> Com os melhores cumprimentos,
> *Steven Koch**
> /Dep. Sistemas de Informação/*/
> /E-mail: s.koch em brindestorm.com
<mailto:s.koch em brindestorm.com>

> [...]
> /A Marca que deixa Marcas/
> Rua Silva Carvalho, nº 141-A
> 1250-248 Lisboa
> Portugal
> Tel: +351 21 389 40 10
> Fax: +351 21 389 40 15
> info em brindestorm.com <mailto:info em brindestorm.com>
> www.brindestorm.com <http://www.brindestorm.com/>
>
> *Brinde Storm é uma empresa do Grupo Storm*
> www.grupostorm.com <http://www.grupostorm.com/>
>
> *Membro PSI nº12334
> Associado APPM nº7733 *
>
> AVISO. Se receber um e-mail por engano, agradecemos
devolução e aviso ao
> remetente ou para info em grupostorm.com
<mailto:info em grupostorm.com> e a
> sua eliminação sem reprodução. A  mensagem e
eventuais anexos são
> susceptíveis de conter informação sujeita a sigilo
profissional, ao
> regime legal de protecção de dados pessoais, de
direitos de autor ou
> outro, pelo que a sua divulgação depende de
autorização do remetente. As
> opiniões emitidas não vinculam necessariamente o
Grupo Storm. A
> mensagem foi filtrada por um detector de vírus, pelo
que o remetente e
> as empresas do referido Grupo não se responsabilizam
por danos
> provocados por terceiros no sistema de informação do
destinatário.