[AsteriskBrasil] Channels

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Sexta Julho 20 08:46:21 BRT 2007

On 19/07/2007, at 10:41, Ricardo Landim wrote:
> uso o meu asterisk somente para comunicação SIP... posso colocar um
> noload (modules.conf) para os outros canais???

Em teoria você pode desabilitar uma porrada de coisas, mas não se
esqueça que alguns módulos possuem dependências. IMHO, é mais prático
desabilitá-los já na compilação.

> chan_sip.so

Se quer usar somente SIP, porque vai desabilitar ele?

> chan_agent.so

Não poderá usar agentes diretamente em filas então.

> chan_mgcp.so
> chan_iax2.so

Beleza se for usar somente SIP mesmo.

> chan_local.so

Não desabilite esse, o Asterisk usa ele internamente em várias
situações que você não tem controle.

> chan_skinny.so

Beleza desabilitar também.

> chan_features.so

Não desabilite ou irá ter problemas ao usar códigos do features.conf.
O Asterisk usa um canal especial pra transmitir algumas features
internamente entre as ligações até onde eu aprendi. Não vai arrancar
um braço deixar ele habilitado.

> chan_oss.so
> chan_phone.so

Mata os dois...