[AsteriskBrasil] Trixbox vs Asterisk@Now

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Segunda Julho 23 10:46:09 BRT 2007

On 21/07/2007, at 00:29, Rafael Carvalho wrote:
> Gostaria da opinião do pessoal aqui.
> Qual interface gráfica Asterisk é a melhor
> Trixbox ou Asterisk em Now ???

Cada uma é pra um propósito específico, não são comparáveis 100%.
Dependendo do que procura um parecerá sempre "melhor" que a outra.

> Ainda n testei o AsteriskNow, ouvi dizer que as modificações feitas
> "na mão" são sincronizas com a interface gráfica, isso é verdade ?
> Se isso for verdade é uma grande vantagem, pois no TB as
> modificações feitas nos arquivos .conf não são sincronizadas com a
> parte gráfica.

Existem muito mais diferenças na forma como ambas soluções gravam
coisas no sistema e gerenciam o Asterisk do que isso aí. Isso é o de
menos. Mas o fato é que o TrixBox grava tudo em banco de dados e faz
dump disso em arquivos .conf que é inútil você mexer. Eu acho feio.

O AsteriskNow na verdade, por vários motivos técnicos, faz um dump ao
contrário. Ele pede via manager as configurações do Asterisk e altere
no cliente acessando a interface, e depois salva. Como o manager faz
dump do que tá na memória e do que tá em .conf, existe esse
"sincronia" e você pode fazer personalizações mais facilmente.

Novamente, existem muito mais diferenças do que isso entre eles, não
dá pra comparar. Se você está na dúvida entre qual usar é porque você
deve usar o TrixBox. É como no help do kernel Linux: "se não sabe pra
que serve, não mexa" :-)

Falou,

--
Caio Begotti (caio1982)